Cortiça // Cork

imagens via The Wall Street Journal


Repetimos um post de Outubro dado o interesse contínuo que a cortiça tem suscitado no design de produto, de mobiliário e arquitectura, como hoje foi publicado no The Wall Street Journal.

Uma tendência de mercado na arquitectura e design de produto tem sido o uso da cortiça como matéria-prima em edifícios, produtos e mobiliário. Desde o pavilhão de Portugal em Hannover em 2000 (de Siza Vieira e Souto de Moura, hoje montado em Coimbra) até ao premiado Pavilhão de Portugal na Expo 2010 em Xangai do arq.º Carlos Couto, que arquitectura nacional tem contribuído para a notoriedade do material como elemento construtivo em eventos de grande público. No mobiliário tem-se visto no passado a tendência do uso da cortiça também, como noticiou o New York Times. Manter-se-á apenas uma tendência? 

### 

The trend of using cork as a material seems to be growing in both architecture, product design as well as furniture design. Both Portuguese pavilions in the Expo's of Hannover and Shanghai (in 2000 by Siza Vieira and Souto de Moura, pictured above) have contributed to the notoriety of cork as a building material. In furniture design the trend is also a hit, as the New York Times reported. Will it remain a trend?

Sem comentários: