O Health Cluster Portugal - Pólo de Competitividade da Saúde (HCP) tem como objecto principal a promoção e o exercício de iniciativas e actividades tendentes à consolidação de um pólo nacional de competitividade, inovação e tecnologia de vocação internacional e, bem assim, tendo presentes requisitos de qualidade e profissionalismo, promover e incentivar a cooperação entre as empresas, organizações, universidades e entidades públicas, com vista ao aumento do respectivo volume de negócios, das exportações e do emprego qualificado, nas áreas económicas associadas à área da saúde, bem como à melhoria da prestação de cuidados de saúde.
Apresentação do estudo do Health Cluster Portugal
Aviso para Apresentação de Candidaturas, Microempresas
Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 01/SIALM/2013
A 1.ª fase de recepção de candidaturas começou no dia 18 de fevereiro de 2013. Nos termos do Regulamento do Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas (SIALM), a apresentação de candidaturas processa-se em contínuo, cujos Avisos de Abertura são definidos pelos Órgãos de Gestão competentes, sendo divulgados através dos respectivos sítios na Internet.
Objectivos e Prioridades
Criação de um instrumento de política pública de apoio directo ao investimento e à criação líquida de emprego que actue de forma expedita junto das microempresas, com maior presença relativa em territórios de baixa densidade, primando pela agilidade de procedimentos, pela eficiência na gestão e pela eficácia nos resultados.
O presente Aviso contribui para a prossecução dos objectivos do Programa Valorizar e da Medida 3.3 – “Investimento empresarial” do Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às PME, designado de “Impulso Jovem”, estabelecendo como prioridade a criação de emprego jovem, sendo complementar aos apoios previstos na acção “Criação e desenvolvimento de microempresas” financiada pelo programa PRODER.
Mais informação via COMPETE.
Programa Valorizar
O Programa Valorizar é um Programa de Valorização Económica de Territórios, que os vê como activos de desenvolvimento e geração de riqueza e emprego. Aprovado pelo Conselho de Ministros a 6 de Dezembro de 2012, o VALORIZAR inicia a sua implementação em 2013 e projecta-se no futuro ciclo de financiamentos comunitários a Portugal, que vigorará entre 2014 e 2020.
No Programa serão realizadas medidas financiadas pelo QREN, especialmente através dos Programas Operacionais Regionais do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, num montante global de 40 milhões de Euros.
Contam-se ainda no VALORIZAR medidas destinadas a preparar estratégias territoriais de desenvolvimento para o “Novo QREN”, no ciclo 2014-2020, nomeadamente de base regional e intermunicipal.
Mais informação no link.
Empresas portuguesas na Feira Ambiente, em Frankfurt
Portugal terá uma das maiores participações de sempre neste certame. 76 empresas nacionais vão ocupar 2.881 metros quadrados de espaço de exposição. Todos os anos, as empresas portuguesas exportadoras apresentam-se nos sectores Dining, Living e Giving, mostrando as suas novas colecções em stands cuidadosamente concebidos para este evento. O investimento feito pelas empresas portuguesas neste evento está estimado em 3.600.000,00 €.
O sector de mesa e cozinha é sem dúvida o mais importantes para os fabricantes e marcas de prestígio nacionais, acolhendo 87 por cento das empresas portuguesas presentes. Marcas de renome como a Vista Alegre Atlantis, a Spal e a Porcel marcam presença no Table Prestige e empresas como a Silampos, a Cutipol e a Ivo Cutelarias são apenas alguns dos nomes conhecidos entre os fabricantes de loiça metálica e cutelaria. Este ano, fazem a sua estreia na Ambiente 18 empresas, entre as quais se contam a Castelbel, emblemática empresa de sabonetes e fragrâncias para o lar, e a LONA, fabricante de tecidos para mobiliário de exterior.
Reconhecendo a importância da vinda destes empresários à Alemanha, o Embaixador de Portugal em Berlim, Luís de Almeida Sampaio, regressa a Frankfurt para uma jornada de visita às empresas portuguesas no dia 15 de Fevereiro.
Para ver a lista das empresas portuguesas presentes na Ambiente, consulte o site www.messefrankfurt.pt
via AICEP
Jaime Quesado |
Conferência na Ordem dos Economistas - www.ordemeconomistas.pt
Porto, dia 18 de Fevereiro, às 21H30 com o tema "Portugal 2013 – Como Voltar a Crescer!"
Para quem não possa estar no Porto, também se realizará no próximo dia 5 de Março, pelas 18H00, na Ordem dos Economistas (www.ordemeconomistas.pt) , na Rua da Estrela, 8, em Lisboa.
No âmbito da Estratégia Nova Competitividade, vai ser apresentado um Novo Modelo de Soluções Práticas para o Crescimento da Economia Portuguesa. Vinte anos depois do Relatório Porter e tendo por base as novas apostas em Clusters Estratégicos e na Reindustrialização, Portugal tem que se voltar a apostar de forma sustentada no Crescimento como a base para um Novo Desenvolvimento Económico e Social!
Damos aqui nota do Seminário “Sistema nacional de registo de Declarações Ambientais de Produto - DAPHabitat” a realizar na Sala Vargelas do Hotel Holiday Inn em Gaia, no dia 20 de Fevereiro às 10h00. A Plataforma para a Construção Sustentável organiza, em parceria com a APCMC, o seminário de encerramento do projeto “Desenvolvimento do sistema de registo nacional de declarações ambientais de produto para o habitat”, projeto-complementar do cluster Habitat Sustentável.
O projeto DAPHabitat foi aprovado no âmbito do SIAC (2011/18653) da Estratégia de Eficiência Coletiva (QREN) do Cluster Habitat Sustentável, com o objetivo de desenvolver um sistema de registo de declarações ambientais de produto (DAP) em Portugal, específico para produtos da fileira do habitat. O Sistema DAPHabitat é um programa de registo nacional que permite a qualquer empresa ou entidade interessada, registar em www.daphabitat.pt as suas DAP, para que estas fiquem disponíveis numa base de dados pública com visibilidade nacional e internacional. O registo das DAP permite tornar visível o desempenho ambiental dos produtos/serviços através de documentos verificados por uma terceira parte independente. O desenvolvimento desta informação pode estimular a melhoria contínua dos produtos e a eco-inovação, bem como eliminar potenciais barreiras à exportação.
Informamos que este evento vai dar a conhecer o funcionamento do Sistema DAPHabitat, e todos os processos relativos com a elaboração duma DAP, o seu processo de verificação independente e o seu reconhecimento internacional.
Apelamos à participação de todas as entidades interessadas, sendo a inscrição gratuita mas obrigatória até 18/02 para: deptecnico@centrohabitat.net.
Subscrever:
Mensagens (Atom)